Voltar ao site principal europeu Kid's Corner Ligações Questões Frequentes Entrar

Resultados

O diagrama no canto superior direito deste website exibe a quantidade de emissões de CO2 que foram poupadas com o jogo da Serpente Papa-Léguas, durante o actual ano escolar , medidas  através da mudança ocorrida de viagens realizadas em automóvel individual para viagens em modos sustentáveis. O valor de CO2 na parte inferior mostra as toneladas de CO2 economizadas, e acima dele consta o número equivalente de jovens árvores que precisariamos de plantar para compensars essa quantidade de CO2. A árvore na parte superior mostra o progresso em direcção ao objetivo de economia de CO2 do projecto, e as folhas ficam verdes à medida que o se vai progredindo em direção à meta estabelecida de poupança de emissões de CO2.

 

resultados dos 3 anos do projecto europeu financiado- 2014-2017


Em Fevereiro de 2017, a Rede da Serpente Papa-Léguas (TSG Network9 celebrou 3 anos de projecto europeu financiado. Durante esses anos, a campanha teve lugar em 19 países. Até a essa data, 177.587 alunos de 1.192 escolas jogaram à Serpente Papa-Léguas*. Ao nível europeu alcançou-se uma poupança de 2.458.853 km que seriam realizados de automóvel e uma poupança de 397 toneladas em emissões de CO2. (*Recolha de dados de 2014-2016 completa, e parcial do ano lectivo 2016/2017 pois à data de final do projecto encontrava-se ainda a decorrer).

O objectivo do projecto foi o de gerar uma mudança modal nos comportamentos de viagem das crianças do pré-escolar ao 2º ciclo (4 aos 12 anos) que representasse um incremento de pelo menos 15% de viagens sustentáveis durante as semanas do jogo, e de 7% de viagens sustentáveis na medição após o jogo (3 semanas depois). A percentagem de viagens sustentáveis durante os 3 anos do projecto a nível europeu foi de 63% antes da implementação do jogo (resultados da pré-avaliação) para um valor de 78% durante a campanha. Três semanas após a implementação do jogo, a percentagem de viagens sustentáveis foi de 76%, o que representa um efeito de retenção relevante quando comparado com a percentagem do ponto de partida. Isto significa que a meta para a mudança modal foi alcançada! Na tabela em baixo poderá consultar os valores dessa mudança em cada ano do projecto.

 

 

Estes resultados mostram o que de facto pode ser alcançado quando se coloca o foco nas pessoas, e como é possível uma mudança no comportamento através de campanhas para esse efeito. A Serpente Papa-Léguas prova que medidas simples contribuem eficazmente para a promoção do transporte sustentável, e que é possível reduzir a procura e a necessidade da utilização do automóvel nas viagens casa-escola.

De modo a promover-se a mudança a longo prazo, os decisores políticos a todos os níveis devem providenciar as condições necessárias para continuar essa mudança permitindo escolhas de mobilidade mais sustentáveis. As pessoas já estão dispostas a mudar de comportamento. Portanto, uma melhor infraestrutura e serviços que promovam o andar a pé, a utilização de bicicleta e de transportes públicos só podem trazer mudanças benéficas para as comunidades locais, municípios, cidades, regiões, e para o país… Quando medidas ao mais alto nível nas políticas públicas se conjugam com pequenas e simples medidas como a Serpente Papa-Léguas, os resultados alcançados só podem ser melhores. Um estilo de vida menos dependente do automóvel não é um sonho ou uma utopia, é uma escolha!

Mais detalhes disponíveis no infográfico:

Miniatura do infográfico

Informação adicional pode também ser consultada na nossa Brochura – Relatório Final. Este relatório sumariza e apresenta os resultados do projecto europeu financiado pelo Programa Energia Inteligente (02/2014-02/2017). Também convida todos os interessados a juntarem-se ao projecto. Além de uma introdução ao projecto e à Rede, a brochura ilustra como decorreu o projecto nos 18 países do consórcio. Como tal, mostramos resultados e lições aprendidas tanto a nível nacional como internacional. A Rede da Serpente Papa-Léguas (Traffic Snake Game Network) continuará a funcionar como um observatório que dissemina, apoia e monitoriza a implementação da campanha a nível mundial.

 

RESULTADOS DO ANO ESCOLAR 2015 / 2016

Portugal

Durante este ano lectivo, um total de 22 escolas terminaram o jogo com sucesso. Estas escolas são de 15 localidades diferentes e envolveram um total de 2017 alunos. Pelo menos 10 destas escolas jogaram a versão deluxe do jogo e 6 utilizaram a ferramenta online TSG 2.0, utilizando um quadro interactivo para inserir os seus dados.

Os resultados portugueses mostram uma excelente alteração modal do automóvel particular com ocupação única para modos mais sustentáveis, bem como um efeito de retenção muito bom nas medições da pós-avaliação.

portugal-2015_2016

O gráfico abaixo mostra a distribuição modal antes, durante e após a campanha:

grafico-modal-2015-2016-pt

resultados europeus

Veja o infográfico com os resultados globais europeus do 2º ano da campanha aqui.

Consulte o relatório de avaliação do 2º ano da campanha europeia aqui.

Resultados 2014 /2015Portugal

Neste ano lectivo 4 escolas participantes completaram o jogo com sucesso: Escola Básica da Lagoa e EB1 de Pinheiro d’Além (Gondomar), EB1 do Chafariz D’El Rei e Escola Básica do Bairro da Comenda (Évora). Todas elas jogaram a versão Deluxe da campanha, implementando outras atividades extra além do jogo em si, como por exemplo, a criação de maquetes do espaço público ao redor da escola, lições de bicicleta, trabalho em sala de aula sobre as suas experiências no caminho para a escola, e, ainda, lições sobre temáticas como a segurança rodoviária, mobilidade sustentável, e sobre os benefícios da mobilidade ativa na saúde.

Em todas as escolas, verificou-se que a campanha foi eficaz ao proporcionar uma transferência modal significativa do automóvel particular para meios de transporte mais ativos e sustentáveis. Durante as duas semanas do período da campanha, estas escolas conseguiram uma melhoria de 17% a 48% nas viagens sustentáveis. Essas melhorias mantiveram-se presentes nas avaliações posteriores ao jogo (realizadas pelo menos 3 semanas depois), nas quais se apresentaram aumentos de 11% a 39% das viagens sustentáveis em relação à situação existente antes da implementação da campanha. Note-se ainda que as escolas que apresentaram uma percentagem de incremento de viagens sustentáveis menor foram aquelas que, na medição prévia, já apresentavam valores elevados de viagens sustentáveis tendo, assim, menos margem de incremento.

 

portugal-2014_2015

O gráfico abaixo mostra a distribuição modal antes, durante e após a campanha:

grafico-modal-2014-2015-pt

resultados europeus

 

Veja o infográfico com os resultados globais europeus do 1º ano da campanha aqui.

Consulte o relatório de avaliação do 1º ano da campanha europeia aqui.

 

resultados escola a escola

 

Poderá consultar os resultados específicos de cada escola, em todos os anos lectivos jogados, nas páginas das escolas, no separador “Escolas”.