Voltar ao site principal europeu Kid's Corner Ligações Questões Frequentes Entrar

Como funciona?


Assista ao vídeo acerca de como a campanha funciona.

Logo que a escola esteja pronta para começar, deve definir um período de duas semanas durante o ano lectivo para a execução da campanha. Poderá ser em qualquer período do ano lectivo, de acordo com as possibilidades da escola, mas é recomendável, a nível europeu, que as escolas possam incorporar a campanha na Semana Europeia da Mobilidade (em Setembro) ou noutra efeméride internacional.

Durante as duas semanas do jogo, as crianças colocam pequenos autocolantes individuais num autocolante maior da turma de cada vez que viajem para a escola a pé, de bicicleta, de transporte público ou partilhando o carro com outras crianças. Cada escola define o seu próprio objectivo no início do período de campanha, tendo como ponto de partida os dados recolhidos no questionário prévio realizado cerca de duas antes do início do jogo.

O objetivo é preencher o cartaz da Serpente Papa-Léguas com os autocolantes até ao final das duas semanas. A cada dia, questionam-se as crianças acerca de como viajaram para a escola de modo a recolher os dados necessários. As crianças podem receber uma recompensa quando atingem pontos-chave do cartaz. As recompensas podem incluir: ver um programa de TV ou filme, 15 minutos extra de recreio, ou outras que sejam definidas pela escola ou pelos professores de cada turma. Quando os autocolantes atingem a cabeça da serpente, as crianças recebem uma recompensa ainda maior, por exemplo, um passeio especial de bicicleta ou a pé, uma visita de estudo,  ou outra recompensa que a escola estabeleça.

Num dia da 3ª semana após o final do jogo, questionam-se de novo as crianças acerca do transporte utilizado para a escola naquele dia e recolhem-se esses dados de modo a averiguar se houve alguma melhoria na utilização de modos de transporte sustentáveis em relação ao cenário anterior ao jogo.

No fim, todos os dados recolhidos das crianças antes, durante e depois da campanha são analisados (veja os formulários de recolha de dados aqui). A recolha desses dados pode, e deve, ser feita directamente online na página da escola neste website, com o login que é dado a cada escola quando da inscrição.

O kit da campanha consiste em:
• Manual para o professor / implementador;
• Cartaz grande da Serpente (3 metros x 1 metro);
• Autocolantes de turma verdes e pequenos autocolantes laranja (pontos).

Outros materiais informativos úteis podem ser encontrados na secção de “downloads” deste website.
O Jogo é sempre gratuito para as escolas.

 

versão 2.0 do jogo

Em Abril de 2015,  foi lançado o TSG 2.0! Esta novidade do jogo torna-o ainda mais atraente. Via TSG 2.0 a escola pode jogar online através de um quadro interactivo ou um computador com internet. Nesta versão do jogo, os materiais físicos (banner e autocolantes) não são necessários, o que reduz bastante os custos do jogo. >> Leia mais

O TSG 2.0 também inclui um conceito gráfico que varia com a pontuação, o que traz um look interesante na página da escola. Foi introduzido nas páginas da escola como um cabeçalho, que mostra um modelo de uma cidade. Quanto mais viagens sustentáveis forem registadas, mais limpa sse tornará a cidade, ao longo do decorrer da campanha.

A imagem abaixo mostra a imagem da cidade poderia depois de 2 dias de campanha:

smartboard-visual-2-1024x278

Outra novidade do TSG2.0 é a possibilidade de uma escola jogar uma segunda, terceira ou mesmo quarta vez, até no mesmo ano lectivo. As escolas podem ver e comparar os resultados de todas as edições na página da escola e isso oferece-lhes a oportunidade de acompanhar as mudanças ao longo dos anos.