Voltar ao site principal europeu Kid's Corner Ligações Questões Frequentes Entrar

Evento escolar da Serpente Papa-Léguas em Évora associado à Meia Maratona Évora Monumental

No dia 22 de Novembro de 2015, o nosso parceiro local em Évora – a Câmara Municipal –  organizou, em parceria com a Globalsports a Meia Maratona de Évora – Corrida Monumental. Na sexta-feira, dia 20 novembro 2015, organizaram um evento associado dirigido às escolas básicas do Concelho, onde participaram todas as escolas que estavam então inscritas no jogo da Serpente Papa-Léguas. Este evento mobilizou cerca de 500 alunos, e os seus professores, que ao longo de todo o dia participaram nesta actividade.

A Câmara Municipal de Évora, como implementador local da Serpente Papa-Léguas, considera importante incentivar a mobilidade sustentável e os estilos de vida saudáveis, a redução da poluição, o usufruto do espaço público, o conhecimento e usufruto do património histórico da cidade, e a promoção da segurança rodoviária.

Assim, actividades como esta, que convidam os alunos e os professores a caminharem, a usufruírem e conhecerem melhor o espaço público urbano e rural do Concelho, e a disponibilização de infraestruturas que estejam preparadas para que tal aconteça, são  importantes meios para a formação do individuo, para o seu desenvolvimento físico, intelectual e social.

Esta atividade em concreto, realizada num jardim público, foi desenvolvida em  parceria com os professores, de forma a tratar adequadamente temas como a mobilidade sustentável, a saúde/ estilos de vida saudáveis, e ambiente.

A atividade decorreu da seguinte forma:

1-      Na sala de aula, as crianças observaram no mapa os percursos marcados e a distancia a percorrer a pé da escola ao jardim.

Foram elaborados mapas com percursos traçados para cada escola (ver exemplo em baixo).

No planeamento realizado, foram desenvolvidas as seguintes componentes críticas / capacidades:

– Sistema métrico;

– Segurança rodoviária para peões – visibilidade,regras de circulação, atravessamento de passadeiras para peões, etc.;

– Estimativa do tempo do percurso;

– Recursos a levar (boné, água, merenda)

– Identificação de locais de património a observar – por exemplo: a muralha da cidade, o Palácio D. Manuel I, etc.;

– Exploração do local da iniciativa (jardim) – espécies existentes da fauna e flora.

2 – Caminhada para o local

3 – No local, foram realizados jogos pre-desportivos, com registo dos resultados, como por exemplo: lançamento da bola, salto em comprimento, salto em altura, saltar à corda, etc.

Foi registado o tempo de deslocação para cada percurso. A organização disponibilizou alimentação saudável (fruta) e água.

4 – Caminhada de regresso às escolas.