Voltar ao site principal europeu Kid's Corner Ligações Questões Frequentes Entrar

Caminhada das Escolas Serpente Papa-Léguas com o Património na Algibeira 2018

 

Esta sexta-feira, dia 13 de Abril, as Escolas de Évora, juntam-se uma vez mais na “Caminhada das Escolas Serpente Papa-Léguas com o Património na Algibeira”, para celebrar o Dia Mundial da Saúde.

Das várias actividades que as Escolas de Évora têm vindo a promover para promover a Saúde, esta é uma das actividades que mais alunos e professores junta, de forma solidária e de certa forma como reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas equipas de enfermeiros, psicólogos, e outros técnicos de saúde que há mais de 20 anos trabalham nas escolas e com as Escolas.

Esta Caminhada das Escolas decorre num dos inesquecíveis Patrimónios da Humanidade:  o Centro Histórico de Évora.

Durante a caminhada de aproximadamente 3000 metros, a cidade fica totalmente disponível para as Escolas caminharem no percurso definido. Todos os anos cerca de 1700 alunos, professores e auxiliares, dos vários agrupamentos de escolas de Évora juntam-se para caminharem na cidade. Antes da caminhada é distribuído às escolas o livrinho “Património de Algibeira” e uma Checklist para preparação da mesma

É, pois, importante para os Parceiros da iniciativa continuar a proporcionar esta oportunidade única das escolas fruírem a cidade museu de uma forma inesquecível e saudável. O Percurso da Caminhada das Escolas Serpente Papa-Léguas, começa na própria Escola. O “Dia do Desafio” nome dado pela iniciativa da Câmara Municipal de Évora e Parceiros, não podia ter sido mais adequado, já que as Escolas começam o seu dia a caminhar desde a Escola até à praça do Giraldo, fazem o percurso da Serpente Papa-Léguas com Património na Algibeira, e regressam às Escolas. A PSP- Escola Segura é também um dos amigos e apoiantes desta caminhada, desde logo ajudando as escolas a definir trajectos, a acompanhar os professores e alunos nas várias caminhadas que se desenrolam neste dia. Como é habitual as enfermeiras e psicólogos estarão a caminhar activamente com as escolas neste dia.

Escolas participantes na Caminhada e distâncias até ao ponto de partida:

Escola Ponto Encontro Distância metros
EB Herois Ultramar Praça do Giraldo 1600
EB Chafariz D`El Rei Praça do Giraldo 1200
EB da Câmara Praça do Giraldo 1100
EB do Rossio Praça do Giraldo 700
EB Sra da Glória Praça do Giraldo 1100
E Manuel Ferreira Patrício Praça do Giraldo 1600
EB Vista Alegre Praça do Giraldo 1300
EB S Mamede Praça do Giraldo 500
E André de Resende Praça do Giraldo 1400
Eb da Comenda Praça do Giraldo 1900
EB da Cruz da Picada Praça do Giraldo 2000
EB Frei Aleixo Praça do Giraldo 2000
E Gabriel Pereira Praça do Giraldo 11000
EB Galopim de Carvalho Praça do Giraldo 2400
EB Horta das Figueiras Praça do Giraldo 1600
E St Clara Praça do Giraldo 300
E André de Gouveia Praça do Giraldo 1100
E Conde Vilalva Praça do Giraldo 2200

 

Para alunos e professores, é também uma óptima oportunidade de desenvolver e relembrar aprendizagens com os alunos sobre comportamentos que promovam saúde (desde logo os cuidados na higiene, alimentação, actividade física, saúde mental, saúde física, importância do sono e repouso), a socialização, o reconhecimento e defesa da natureza e do património material e imaterial, o cuidado com o ambiente, a preservação dos recursos, a qualidade do ar, a redução do ruído… A sustentabilidade a todos os níveis,

Esta Caminhada é das Escolas Serpente Papa-Léguas, Escolas que têm vindo a jogar este jogo didáctico que entusiasma alunos e professores a aprenderem e a agirem para a mobilidade sustentável. O Jogo da Serpente Papa-Léguas tem em Évora Escolas verdadeiras dinamizadores e promotoras do espírito de mudança face à sustentabilidade e à saúde das pessoas. Os alunos e os professores ao jogarem este jogo aprendem e ensinam que pudemos ter melhor ambiente, que podemos todos contribuir para um ambiente rodoviário mais saudável, menos poluído e sustentável. Algumas escolas têm inclusive vindo a superar os objectivos que definem com os alunos, e outras jogam mais do que uma vez o jogo no mesmo ano lectivo, tal não é a valia didáctica.

Muitos têm sido os pais e famílias que relatam que quando jogam as 2 semanas do jogo, conversam mais com os filhos e acompanham-nos mais vezes a pé. Também alguns encarregados de educação e professores têm relatado mudanças de comportamento, como o estacionamento mais longe da escola, indo 300 ou 500 metros a pé e beneficiando assim de um pouco de exercício para a sua condição física e mental, e aproveitando também para socializar, para observar as aves, as árvores, os monumentos, as gentes.

 

Este ano a Câmara Municipal de Évora, apoiando as iniciativas pedagógicas e didácticas das escolas e seus professores, e com o objectivo de promover o andar a pé, irá colocar no dia da Caminhada das Escolas, em cada uma das 10 entradas da cidade centro histórico, sinaléctica informativa sobre os minutos desse ponto a um ponto na cidade, por exemplo “ da Porta de Machede até à porta de Moura são 6 minutos a pé”.

“A cidade ao pé”, é um lema, para uma cidade mais afectiva e amiga das Escolas e dos seus munícipes e visitantes. 

Este ano lectivo, foram também colocados dois sinais a 300 metros da entrada da Escola Manuel Ferreira Patrício. São sinais didácticos e de incentivo para “a cidade ao pé” e para o jogo da Serpente Papa-Léguas, concebidos pelos Professores da Manuel Ferreira Patrício, com apoio da Câmara Municipal de Évora, e amavelmente oferecidos pela empresa Fernando Gaspar (Sinalética).